Consulta de Doenças Associadas ao Glúten

O glúten causa doenças alérgicas e imunes tal como a doença celíaca e sensibilidade não celíaca ao trigo. Na consulta levada a cabo pela hematologista Ana Pimenta estas doenças são estudadas e seguidas de forma personalizada dada a sua vasta experiência profissional e pessoal nesta área.

O diagnóstico da doença celíaca faz-se conjugando dados da historia familiar e pessoal do doente com a pesquisa de anticorpos específicos no sangue, a realização de duodenoscopia e biopsias duodenais e o estudo genético. O tratamento desta doença baseia-se numa rigorosa dieta de exclusão de glúten, quer em termos de alimentos, quer sem exposição a contaminação ambiental e cruzada pelo mesmo. Para que esta seja corretamente levada a cabo é necessária uma aprendizagem detalhada de vários aspetos: nutricionais, rotulagem, legislação e gestão de contaminação ambiental e cruzada. Esta aprendizagem é efetuada nesta consulta de forma personalizada baseando-se em fatores de risco individualizados. O seguimento do doente celíaco faz-se: acompanhando as melhorias sintomáticas; corrigindo deficits nutricionais; tratando outras doenças autoimunes; melhorando os fatores de risco da gestão diária da contaminação ambiental e cruzada; auxiliando do ponto de vista emocional e psicológico o celíaco, seus cuidadores e familiares. Dispomos ainda na clínica do novo estudo de peptídeos imunogénicos do glúten de modo a melhor aferir a correta execução desta dieta. Fazemos também o aconselhamento familiar no que diz respeito ao rastreio e estudo de familiares diretos com risco para o desenvolvimento desta doença. Na clínica é possível a realização de estudo genético por via salivar. Método indolor e simples de executar.

A alergia e a sensibilidade ao trigo são doenças que também implicam a realização de dieta de exclusão de glúten. O diagnóstico da alergia faz-se mediante estudos imunológicos específicos. Num doente com sintomas á exposição alimentar ao trigo, sem estudos comprovando doença celíaca e alergia, toma-se como diagnóstico a sensibilidade não celíaca. Outras doenças autoimunes e a síndrome do colon irritável podem, nalguns casos e após a exclusão das patologias anteriores, beneficiar desta dieta de exclusão.

Dr.ª Ana Revês Pimenta (especialista em Hematologia)

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, no ano de 1998.
Especialista em Hematologia desde 2001.

Assistente de Hematologia, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz, Lisboa, desde 2000 até 2013.
Assistente de Hematologia, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa, desde 2016.
Gestora médica na Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson, Portugal, nas áreas de Hematologia, Oncologia, Nefrologia, Dermatologia e Antinfeciosos, desde 2008 a 2014.
Gestora do projeto “Gluten free & Happy day” que engloba consulta clínica, consultadoria e formação para profissionais de saúde, empresas do ramo alimentar e leigos, para patologias relacionadas com o glúten na Clínica Médica Maria Lamas e na clínica Osteopraxis-Medicinas Integradas.
Administradora do grupo de suporte a doentes com patologia relacionada com o glúten, “Viva sem glúten, Portugal”.

Outros locais onde exerce: H. São Francisco Xavier

destaques_gluten

outros destaques